Benchmarking
Pedro Sousa Nº 12048 Vítor Lopes Nº 12075
Índice Introdução 4 Análise introdutória 5 Definição de Benchmarking 5 Evolução da história da Qualidade e aparecimento do Benchmarking 6 Objectivos 9 Dicotomia Benchmarking/Sistema de Gestão da Qualidade 10 Tipos de Benchmarking 11 Benchmarking interno 12 Benchmarking Competitivo 13 Benchmarking Funcional 13 Benchmarking Genérico 14 O Processo de Benchmarking 14 Planear o Estudo, o que deve ser estudado! 17 Recolha de Dados 20 Análise dos Dados 22 Adaptar e Melhorar 23 Questões relativas à utilização do Benchmarking? 24 Descodificar o Benchmarking 26 Precursor do Benchmarking 27 (caso Xerox) 27 Vantagens do Benchmarking 33 Boas Práticas do Benchmarking 35 BENCHMARKING NA ICL 35 Junaman 36 Conclusões e recomendações 41 Bibliografia 43
Introdução
No âmbito da disciplina de Gestão da Qualidade, foi-nos pedido a execução de um trabalho teórico-prático sobre uma determinada matéria, de entre várias, e das quais escolhemos desenvolver a temática das práticas do Benchmarking, como ferramenta de uma estratégia de Gestão da Qualidade.
O benchmarking é um método cada vez mais usado pelas empresas que procuram aumentar e melhorar o seu desempenho no mercado. Estas empresas são por vezes multinacionais tais como a Nissan e Xerox, outras são pequenas empresas. Porém após um estudo de Benchmarking, todas elas reconhecem que o aumento da sua rentabilidade e crescimento no mercado tem como consequência uma melhor compreensão de como um negócio é executado.
Análise introdutória
Definição de Benchmarking
Existem várias definições de benchmarking. Por exemplo:
“Benchmarking é o processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem". (IAPMEI)