Fichamento do texto introdução á antropologia social
UNIVERSIDADE DO TRIANGULO MINEIRO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
UNIDADE TEMÁTICA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA DRA. IDALICE RIBEIRO SILVA LIMA
Fichamento
Turma: 105
Nome: Pedro Henrique Morais Fonseca
Matrícula: 201110004
DA MATA, Roberto. Relativizando. Uma introdução à Antropologia Social. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
Biografia
Roberto DaMatta nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em História, especializado em Antropologia Social, mestre e doutor pela Universidade de Harvard, foi professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, onde dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e chefiou o Departamento de Antropologia da Universidade de Notre Dame (EUA). Escreve regularmente para vários dos mais importantes jornais do país e dedica-se, sobretudo, à análise e interpretação da sociedade brasileira. Um dos maiores intérpretes da sociedade brasileira e o cientista social mais citado nos trabalhos realizados nas universidades nacionais, Roberto DaMatta lê as entrelinhas e revela ângulos insuspeitos da vida social. Ao lançar seus já clássicos Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (1979), DaMatta trouxe uma contribuição inovadora e definitiva para o entendimento do Brasil. Pela primeira vez, um antropólogo procurava entender a sociedade através do Carnaval e de outras festividades, transformando-as em janelas privilegiadas, através das quais aborda as desigualdades brasileiras.
http://www.agenciariff.com.br/autores/default.asp?filtro=&cod=Roberto%20DaMATTA&menu=
1. A Antropologia no quadro das ciências
“As ciências naturais estudam fatos simples e que são facilmente isoláveis, isso poderia estar acontecendo neste exato momento.”
“A matéria-prima da ciência natural, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma Constancia verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos,