Benchmarking
Benchmarking
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é, em primeiro lugar, oferecer algum conhecimento sobre Benchmarking : o que é - como é aplicado - onde é aplicado - e os resultados obtidos por sua aplicação. Não se pretende, com isso, esgotar o tema e nem o conhecimento sobre o mesmo. Abordamos, aqui, apenas os conceitos necessários à pesquisa a que nos propusemos. Em segundo lugar, e baseados nas pesquisas e temas aqui abordados, desenvolveu-se uma pesquisa mercadológica, elaborada pela equipe. O objetivo foi conhecer se estas empresas pesquisadas utilizam o Benchmarking como busca de melhoria contínua para a sua organização.
CAPÍTULO I BENCHMARKING: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Benchmarks e Benchmarking As raízes lingüísticas e metafóricas do benchmarking vêm do termo usado pelos agrimensores, que designavam benchmarking como uma marca ou referência feita sobre uma rocha, muro ou edifício. Portanto, um benchmarking servia como referência para determinar sua posição ou altitude em medidas topográficas ou para os registros das marés. Em termos gerais, benkmarking era originalmente o ponto de observação de onde as medidas poderiam ser feitas ou servir de referência para outras.
Embora a palavra seja relativamente nova e os conceitos do que seja Benchmarking venham se ampliando gradativamente, pode-se afirmar que desde o início, da história do homem, ele vem observando a realização de idéias de seu semelhante, adaptando-as e aperfeiçoando-as de acordo com suas necessidades.
Assim, o segundo homem que acendeu uma chama foi o primeiro “benchmarker” da humanidade.
E continuamente o homem, os grupos, as empresas vêm buscando técnicas, práticas que possam conduzir seus objetivos à uma boa performance empresarial.
Então, gradativamente, ao longo da história e de acordo com suas necessidades o conceito do que seja Benchmarking vem se ampliando.
Assim, num primeiro momento considera-se o Benchmarking como um plano estratégico