Coesão Textual
A coesão textual compreende mecanismos lingüísticos de retomada e de antecipação de termos, expressões e frase do texto: retomada do que se disse, antecipação do que será dito. Compreende também mecanismos de encadeamento e segmentos do texto, com estabelecimento de relações de sentido entre eles, assim entendida, é vista como o interligamento de todos os componentes da manifestação textual.
Aponta para dois tipos de marcas textuais: as de retomada ou antecipação de palavras e frase (anafóricos e catafóricos) e as de encadeamento de segmentos textuais (relações semânticas e discursivas - com conectores1 e seqüenciadores2), sendo que neste último caso algumas marcas podem estar implícitas.
A coesão textual pode ainda ser considerada na ocorrência da elipse, quer de termos sintáticos como o sujeito de uma oração que, elíptico, constitui instrumento de retomada do que foi dito, quer dos próprios conectores de segmentos textuais.
Coesão por retomada/antecipação de palavra gramatical ou lexical.
Retomada por palavra gramatical
Pronome (relativo – que, o qual, cujo, onde) O homem que chegou era meu amigo.
Demonstrativo (este, aquele, isto, isso, aquilo,tal). Tenho dois amigos, Pedro e Roberto: este joga futebol, aquele somente estuda.
Pessoal de 3a. pessoa (reto: ele/ela; oblíquo: o/a, lhe) Mariana é minha amiga, por isso eu a presenteei com flores.
Possessivo (meu, teu, seu, nosso, vosso, dele) Opiniões foram definidas; a minha foi rejeitada, e a sua?)
Indefinido (algum, todo, tudo, outro, vários, diversos) Enviava-se telegramas, telefonava-me, mas tudo era inútil.
Interrogativos (que?qual?) Vamos examinar as salas projetadas. Quais serão as primeiras?
Advérbios e locuções adverbiais (agora, ora, nesse, momento, ai, ali, assim, desse modo; etc) Nas proximidades de nossa casa havia um carvalho antigo. Ficávamos lá todas as tardes.
Artigo definido (o/a) Um vendedor ambulante gritava na praça. O homem falava coisas interessantes.
Verbo (fazer