Coesão textual
P
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa Curso técnico em Transações Imobiliárias
Texto e coesão textual
O que é texto
Provavelmente você já ouviu, leu e estudou muito sobre texto. Como você o define? O que realmente pode ser considerado um texto? Maria da Graça Costa VaI (1999, p. 3) define-o como "ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal".
Ingedore Villaça Koch acrescenta que o texto pode ser entendido como :
uma unidade lingüística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em sua situação de interação comunicativa, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão (KOCH, 2001, p. 10).
Percebe-se, nas duas definições, que o texto é usado para interação comunicativa oral ou escrita, independente de sua extensão. Isso evidencia que texto não é apenas o que está escrito com certa quantidade de palavras, sentenças e parágrafos. Um simples gesto, uma única palavra, se transmitirem uma mensagem, são textos. Outro ponto que destacamos, exposto por Antônio Suárez de Abreu (2004), é a importância de entendermos o que ouvimos/lemos. Conseguimos isso por meio de nosso conhecimento de mundo, a que o autor chama de repertório. Pois, com ele, compreendemos o conteúdo semântico e percebemos a intenção de quem produz o texto.
Mas que características um bom texto deve ter?
Qualidades do texto
Jorge Leite de Oliveira (2004) expõe seis "cês" que contribuem para a construção de um texto de qualidade. São eles: criatividade, clareza, concisão, coesão, coerência e correção gramatical.
Criatividade: compreende a