Coesão textual
Professor: Professor Emanuel Cordeiro da Silva
Acadêmicos: Francinaldo dos Santos Custódio
Rodrigo Faustino de Souza
Talles
1. Apresentação
Trabalho apresentado ao Professor Emanuel Cordeiro da Silva da disciplina Leitura, Interpretação e Redação do 1º período do curso de Licenciatura em Letras.
2. Introdução
Produzir textos de qualidade não é tarefa fácil, o escritor precisa dominar várias técnicas e habilidades e fazer bom uso dos elementos de textualidade, a saber: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informacionalidade, intertextualidade, coerência e coesão. Entre eles se destacam a coerência e coesão que são mais importância. O objetivo desse trabalho é compreender e analisar a coesão textual, um dos fatores de textualidade, nos seus vários níveis. E ainda conhecer os principais elementos da língua que têm função de estabelecer relações textuais, os quais se denominam de mecanismo de coesão textual.
3. Fundamentação Teórica
Em um texto existem elementos que procuram organizar a superfície textual através dos mecanicismos de coesão textual. A gramática e o léxico da língua ajudam manter relações de sentido e construir o texto. Para Koch (2010), a coesão textual pode ser feita especificamente através de referência, substituição, elipse, conjunção e coesão lexical. Cada uma deles opera de forma diferente regido com as próprias regras. A relação entre orações devem ocorrer corretamente para formar períodos e parágrafos compreensíveis. Cabe à coesão textual estabelecer esta relação.
4. Texto: O Touro e a Cabra
Certa vez1, um Touro, fugindo da perseguição de um feroz Leão, se escondeu numa caverna que os Pastores costumavam usar para abrigar seus² rebanhos durante as tempestades ou3 à noite.
Ocorre que um dos animais4, uma Cabra, que tinha ficado para trás, (Ø)5 se achando dona do lugar, tão logo6 o Touro entrou na