Coesão Textual
BLUMENAU
MICHEL REBELO
MILENA LEAL
PATRICK TAKESHI
COESÃO TEXTUAL
BLUMENAU
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Iremos apresentar neste trabalho de pesquisa o significado de coesão textual. Abordando inicialmente a lingüística textual, onde se inicia o estudo da coesão. Esclareceremos o conceito de coesão, seus mecanismos que são coesão por substituição, elipse, coesão por conjunção, coesão lexical, coesão referencial, seqüencial e os conectivos que se referem às expressões utilizadas para que o texto seja coeso, tenha significância sem que se repita diversas vezes a mesma palavra, tornando assim prazerosa a leitura.
A coesão textual é uma união complexa de conhecimento gramatical, lingüístico e social do emissor. Apresentaremos exemplos para facilitar a compreensão e concluir que a coesão está diariamente presente em nosso cotidiano.
1 LINGÜÍSTICA TEXTUAL
Lingüística textual é o ramo o qual se dá o estudo da Coesão Textual, portanto inicialmente apresentaremos brevemente a sua principal característica que resulta após inúmeros estudos desde seu nascimento em 1960. Seu principal objeto de estudo é texto, sua estrutura e funcionamento, a lingüística textual busca compreender e explicar o discurso que resulta de uma união complexa de interação e construção social de conhecimento e linguagem do emissor. 2 COESÃO TEXTUAL
CONCEITO
Coesão textual nada mais é do que a harmonia, a relação dos parágrafos de um texto. Não é simplesmente juntar as palavras e idéias, para que seja um bom texto precisamos expor o pensamento de forma coesa, ou seja, de forma organizada para que tenha uma significância, para causar interesse e prazer no momento da leitura.
Para tornar isso possível, utilizamos uma série de elementos da coesão que determinam a transição de idéias entre as frases. As palavras de transição são as responsáveis pela organização do texto,