Logistica
2) Atuação Rígida (integração) – iniciou-se nos meados da década 70, com a utilização de sistemas MRP e MRP II.
* Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade. * Mas o planejamento permanecia rígido, sem flexibilidade, para longos períodos. * Fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência. * Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.
3) Integração Flexível (Busca da eficiência)- inicio nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dos níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. * Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. * Inaugurando um canal que permitia a ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com satisfação do cliente. * Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de estoque como elemento de redução de custos.
4) Integração estratégica (SCM (e busca da diferenciação – integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos)).
O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade.
Suprimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI.
Temos assim uma nova concepção no tratamento dos problemas Logísticos, o chamado SCM (Suppy Chain Management).
Atividade para do dia 18/09/2012
Porem trazer no caderno na próxima