Ativo e passivo
Compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos. Ativo é um conjunto de meios permanecer a disposição do administrador para que possa operar de modo a conseguir os fins que a organização,tem em vista, que representam benefícios futuros esperados,direitos que serão adquiridos pela organização como resultados de alguma transação corrente ou passada.
Avaliação do ativo e outras características
Tendências para apreciação, que represente melhor soma possível as potências de serviços que o ativo apresenta para organização
Valores de Entrada
Custo Histórico (original): representa o sacrifício financeiro no momento da sua aquisição.
Custo Histórico corrigido: Utilizado em países com inflação muito grande. Pela variação dom poder aquisitivo da moeda.
Custo de Reposição:
Custo corrente: Quando valem para produção de um bem numa determinada data.
Custo Original no Estado: Bem novo produzido, adquirido, tendo características técnicas diferentes, embora representando serviços equivalentes.
Custo Original no Estado em que se encontra: Quanto custa hoje o bem adquirido no passado, levando em consideração os desgastes e os atrasos tecnológicos.
Custos de Reposição Corrigido: É o custo de reposição em tO corrigido pela variação do poder aquisitivo da moeda para t1.Este valores normalmente será diferente do custo de reposição em t1.
Ativos Intangíveis
São bens que não se podem tocar, pegar,que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e EUA.
Podem identificar grupos dois de ativos intangíveis:
Identificaveis, para os quais se pode dar um nome.
Não identificáveis,que contemplam principalmente, os ativos humanos(capital intelectual) e outros fatores, como qualidades,confiabilidade, tecnologia, lealdade dos clientes etc.
Capital humano: composto pelo conhecimento, poder de inovação e habilidade;
Capital estrutural: inclui equipamentos, tudo que apóia a produtividade dos empregados;