Retentores
Os retentores têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como, por exemplo: terra, areia, poeira, etc.
Aplicação
Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós e são encontrados em carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.
Critérios de Seleção
B5 - São usados em movimentos rotativos nas vedações de óleo mineral, graxa e fluídos e geral com ou sem pressão; ou seja, em motores, em redutores.
A5 - São usados em movimentos rotativos nas vedações de óleo mineral, graxa e fluídos e geral com ou sem pressão; ou seja, em motores.
R5 - São usados em movimentos rotativos nas vedações de óleo mineral, graxa e fluídos e geral com ou sem pressão; ou seja, em motores, em redutores, em veículos automotivos.
B2, A2 e R2 - Todos os modelos com guarda-pó, apresentam excelente desempenho em sistemas que precisam de proteção contra sujeira. São usados em movimentos rotativos nas vedações de óleo mineral, graxa e fluídos em geral com ou sem pressão, ou seja, em motores, em redutores, em veículos automotivos, em mancais, em máquinas de construções e agrícolas
Manutenção
Não há manutenção, quebrou a única opção é troca – lo.
Principais Problemas
A vedação por retentores se dá através da interferência do lábio sobre o eixo. Esta condição de trabalho provoca atrito e a consequente geração de calor na área de contato, o que tende a causar a degeneração do material do retentor, levando o lábio de vedação ao desgaste. Em muitas ocasiões provoca o desgaste no eixo na região de contato com o retentor.