Retentores Intrarradiculares
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: CLÍNICA INTEGRADA II PROFESSOR (A): JOÃO LIMA RODRIGUES
Retentor intrarradicular: Pinos de fibra de vidro
Anna Carolina Lima
Daniela Pereira Murta
Marianna Gribel
Wandréia Soares
6º Período “A”
MONTES CLAROS – MG
2014
Acadêmica: Anna Carolina Lima Francisca
Questão 01 -
Acadêmica: Daniela Pereira Murta
Questão 02 - Sobre os pinos de fibra de vidro marque a alternativa CORRETA:
a) Estes pinos, apesar da menor experiência clínica por serem mais recentes, apresentam quase as mesmas características dos pinos de fibras de carbono, mas com a desvantagem de não serem estéticos e translúcidos, o que dificulta uma melhor transmissão da luz. Além disto, eles são de custo ligeiramente menor do que os pinos confeccionados em fibras de carbono.
b) Os pinos de fibra pré-fabricados é indicado em canais já anteriormente preparados para receber pinos metálicos fundidos e quando não conformarem a anatomia do preparo radicular, como em canais ovóides.
c) A fibra de vidro é um material que tem um módulo de elasticidade muito próximo ao da dentina, que faz com que as forças aplicadas sobre a estrutura dental, se dissipem ao longo das fibras, que são filamentos contínuos e longitudinais, e não para a estrutura remanescente radicular.
d) Uma vantagem desses materiais é que ele não sofre contração de polimerização, aumentando assim a força de retenção dos pinos.
e) O uso de retentores reforçados com fibra de vidro não permite a reabilitação de raízes enfraquecidas estruturalmente, devido principalmente a formação de interface adesiva com a dentina.
CORREÇÃO:
a) Estes pinos, apesar da menor experiência clínica por serem mais recentes, apresentam quase as mesmas características dos pinos de fibras de carbono, mas com a vantagem de serem estéticos e mais translúcidos, o que