dentes quebrados
Atividade Física
Praticar exercícios em jejum ajuda a perder peso?
Dermatologia
Estresse piora a acne?
Pele
O protetor solar deve ser aplicado apenas no verão?
Amamentação
Amamentar faz as mamas caírem?
Publicada em 31/01/2013 às 00h00. Atualizada em 31/01/2013 às 11h53
Dentes quebrados: o que fazer?
O cirurgião-dentista é o profissional de saúde responsável pela avaliação da extensão do trauma, a partir de testes clínicos e exame radiográfico, e definição da melhor opção de tratamento dentário.
CONTEÚDO HOMOLOGADO
Compartilhe
Os dentes podem sofrer diversos tipos de fraturas, comprometendo a coroa, a raiz ou levando até mesmo à sua perda total. Elas podem acontecer num evento banal, causadas por impactos fortes resultantes de acidentes domésticos, desde uma queda até quando se morde algum alimento mais rígido, como sementes de frutas (a exemplo da goiaba) e patas de caranguejo.
Assim como os ossos, as fraturas dentárias estão frequentemente relacionadas a um trauma ou a esforço repetitivo (microtraumas). Pode-se dizer que, por serem tecidos com maior teor mineral, os dentes são ainda mais susceptíveis a fraturas que outras estruturas do corpo humano. Estas fraturas podem ocorrer em todos os dentes, porém são mais frequentes nos dentes anteriores superiores, que são mais projetados e expostos a traumas, além de serem mais finos que os dentes posteriores.
"É importante encontrar o “pedaço” do dente, que deve ser mantido em um meio úmido, a exemplo do soro fisiológico, e buscar imediatamente um serviço de urgência odontológica, pois o comprometimento pode ser ainda maior do que apenas o fragmento dental". Quando as fraturas envolvem a coroa dental, a melhor opção de tratamento é a colagem do fragmento. É importante encontrar o “pedaço” do dente, que deve ser mantido em um meio úmido, a exemplo do soro fisiológico, e buscar imediatamente um serviço de urgência odontológica, pois o comprometimento pode