Historia de Juscelino Kubitschek
Juscelino Kubitschek Introdução : Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) nasceu no dia 12 de setembro de 1902, filho de João César Oliveira e Júlia Kubitschek , morreu dia 22 de agosto de 1976 com 73 anos .
Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) nasceu no dia 12 de setembro de 1902, filho de João César Oliveira e Júlia Kubitschek, em Diamantina, Minas Gerais. Morreu no dia 22 de agosto de 1976, aos 73 anos, vítima de acidente automobilístico de causas até hoje controvertidas.
Juscelino era de família humilde. Juscelino, ou Nonô ( nono apelido dado pela familia ) como era chamado na infância, trabalhava desde os 8 anos de idade entregando compras entre as casas comerciais e os domicílios; só calçou o primeiro par de sapatos aos 12 anos.
Com poucos recursos, juscelino estudou Medicina em Belo Horizonte, sendo que as primeiras viagens foram financiadas pela venda de uma jóia de família, da mãe, e empréstimos de amigos. Para se sustentar ao longo do curso, ele trabalhou como telegrafista-auxiliar.
Aos 19 anos, sua rotina já era dura: de manhã e de tarde na faculdade; dormia entre as 19 horas e 23 horas e 30 minutos; trabalhava no telégrafo de madrugada até as 8 horas. Mesmo assim, ainda precisou fazer dívidas para concluir sua faculdade, conseguindo ganhar um bom dinheiro após se formar.
Aos 27 anos, realizou uma pós-graduação em Urologia, na França, com um dos maiores especialistas na área naquela época, aproveitou para conhecer vários países da Europa e da África. Foi um momento determinante em sua vida, quando deixou de ser definitivamente um rapaz provinciano.
Aos 29 anos, casou-se com Sarah Lemos. Foi nomeado pelo concunhado Gabriel Passos ao posto de Capitão-Médico do Hospital Militar.
Aos 30 anos incompletos, Juscelino Kubitschek é convocado para o front de conflito armado entre paulistas e o governo Vargas, em Passa Quatro (MG). Lá Juscelino conhece Benedito Valadares. No mesmo ano é condecorado com o bisturi de ouro da corporação