Jk
NATHÁLIA PERDIGÃO RODRIGUES DE VASCONCELOS RGM: 15275523
“A PERSONALIDADE POLÍTICA JUSCELINO KUBITSCHEK”
São Paulo
Março/2015
NATHÁLIA PERDIGÃO RODRIGUES DE VASCONCELOS
“A PERSONALIDADE POLÍTICA JUSCELINO KUBITSCHEK”
Trabalho apresentado ao Professor Ivani Falcão, da disciplina Brasil Contemporâneo da turma 1E, noturno do curso de Publicidade e Propaganda.
Universidade Cruzeiro do Sul
São Paulo - 23 de março de 2015 4 1-INTRODUÇÃO
5 2 / 3 / 4- DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Juscelino Kubitschek foi um político importante, talvez o mais importante, para o desenvolvimento de todas as artes no Brasil. Desde que assumiu a prefeitura de Belo Horizonte, em 1940, passando pelo governo do estado de Minas Gerais (1951-1954), até chegar à presidência da República. Em comparação com os governos democráticos que antecederam e sucederam a gestão de JK na presidência da República, o mandato presidencial de Juscelino apresenta o melhor desempenho no que se refere à estabilidade política. Em 1956, o mineiro pé-de-valsa promoveu a modernização do país não só através da industrialização, mas também da produção artística nacional, buscando o novo, sem deixar de conservar as raízes tradicionais. A aliança entre o PSD e o PTB garantiu ao Executivo Federal uma base parlamentar de sustentação e apoio político que explica os êxitos da aprovação de programas e projetos governamentais.
O Conjunto da Pampulha foi criado por JK já como um prenúncio do que viria a ser Brasília. Para este projeto, o então prefeito de Belo Horizonte convocou artistas inseridos no ideal da modernidade: o arquiteto Oscar Niemeyer, o pintor Cândido Portinari e o paisagista Burle Marx entre outros. JK foi o grande patrocinador da construção do olhar moderno e contemporâneo, estabelecendo através de sua gestão como prefeito de Belo Horizonte, o primeiro projeto