sistema digestorio
Função: nutrir a célula através de nutrientes (carboidratos, lipídeos, água, glicose, triglicerídeos, aminoácidos).
A divisão do sistema digestório nós temos o canal alimentar e suas glândulas anexas:
Boca;
Cavidade bucal;
Faringe (usada também no sistema respiratório);
Esôfago;
Estomago;
Intestino Delgado;
Intestino Grosso;
Reto;
Anus.
Pegando da boca ao anus, temos um tubo e ao longo desse tubo ele sofre modificações anatômicas para exercer as devidas funções.
Na 1ª porção do intestino delgado temos: duodeno, jejuno e ílio.
Intestino Grosso: ceco (1ª porção); apêndice vermiforme (semelhante a uma cauda); colos (ascendente, transverso, descendente e sigmoide); reto; canal anal e anus.
A cavidade oral é composta por dentes e glândulas salivares que tem como função lubrificar o alimento para não ferir o esôfago.
O esôfago esta presente na cavidade torácica e também na parte abdominal, perfurando o m. diafragmático.
À medida que mastigamos os alimentos, o organismo libera imediatamente tanto secreção salivar como 20% de secreção estomacal.
Depois que houve a deglutição, há a propulsão do alimento da cavidade oral para a faringe, da faringe para o esôfago. E essa propulsão é através de movimentos peristálticos. Do esôfago vai para o estomago.
A digestão inicia-se na boca com digestão química do carboidrato. Depois todos os outros alimentos precisam passar pela parte mecânica e chegar ao estomago onde vão sofrer como proteínas que são principalmente quebradas no estomago. Continua sua quebra na 1ª porção do intestino (duodeno) quando encontra secreção vinda do pâncreas.
Na 1ª porção do intestino delgado eu absorvo carboidratos, proteínas e lipídeos que foram quebrados. Quando chega ao intestino grosso, o quimo (alimento quebrado) passa a ser considerado matéria fecal. A matéria fecal chega na 1ª porção do seu ceco extremamente liquida. O colo ascendente e o transverso vão ter como função principal a absorção