instrumentais odontologicos
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando à manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
O desenvolvimento dos materiais para uso endodôntico visa facilitar e simplificar a execução do procedimento. Muitas são as empresas responsáveis pela elaboração de um grande número de materiais que podem se tornar artifícios rotineiros ou mesmo eventuais de modo a facilitar a realização do procedimento endodôntico.
Instrumentais de Endodontia
I. Material Clínico
1.1 Pinça Clínica
Instrumental empregado com a finalidade de apreensão de materiais.
1.2 Exploradores
São instrumentos utilizados para a verificação do campo do trabalho nas diferentes etapas de tratamento.
1.3 Espelhos Planos
Normalmente são fixos a um cabo metálico por meio de rosqueamento. Como se trabalha na Endodontia com um campo restrito, costuma-se optar por espelhos planos de pequenos diâmetros.
1.4 Espátulas
Dupla inserção de guta-percha
Devido a sua ponta romba, são instrumentos, que além de adaptarem a guta-percha e/ou cimento a cavidade, servem para liberar o dique de borracha aderido à asa do grampo, permitindo assim sua corrente adaptação.
Espátula #50
Se trata de uma espátula rígida de formato quadrangular em uma extremidade e losangular na outra extremidade, indicado para espatulação do cimento de óxido de zinco e eugenol.
Espátula Flexível #24
Excelente para a espatulação de cimentos endodônticos para melhor mistura e homogeneização, devido aos componentes de determinados cimentos.
2 Anestesia
2.1 Seringa Carpule
É a