temas transversais
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE ODONTOLOGIA
ALESSANDRA JORGE DE MATOS
DIFERENCIAL NA EFICÁCIA DA TÉCNICA DE OBTURAÇÃO E PREPARO PARA PINO INTRARRADICULAR
SÃO PAULO
2014
DIFERENCIAL NA EFICÁCIA DA TÉCNICA DE OBTURAÇÃO E PREPARO PARA PINO INTRARRADICULAR
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Odontologia apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul.
Orientadora: Profª. Ângela Toshie Araki.
SÃO PAULO
2014
5528310-72707500AGRADECIMENTOS
Aos Meus Pais, José Jorge de Matos e Cleuza de oliveira Pereira
Por minha formação moral, que sempre me apoiou, me ajudou nas horas mais difícil, que sempre estiveram presentes quando mais precisei.
.
Amo vocês!
Muito obrigada!
Ao meu marido e filha
Carlos Eduardo e Hillary de Matos 5680710-83693000
Obrigada pelo carinho, dedicação e paciência de muitas horas, pelo apoio que sem essa base seria impossível concluir esta etapa.
A minha orientadora Professora Ângela Toshie Araki
Por ter acreditado em mim, pelos ensinamentos, paciência e disponibilidade. Um grande exemplo de dedicação e profissionalismo.
Muito obrigado pelo aprendizado.
5373370-86868000RESUMO
O adequado selamento do sistema de canais radiculares permanece a desinfecção alcançada durante o preparo biomecânico e medicação intracanal, portanto, um quesito importante para o sucesso da terapia endodôntica. Esse objetivo é obtido em parte pela otimização alcançada entre a técnica de obturação e cimento obturador, que na pratica clinica existe um período de tempo critico entre preparo do conduto e a cimentação de um pino retentor, pois o selamento coronário provisório pode não ser satisfatório.
O Objetivo desse estudo foi avaliar, in vitro, a capacidade de selamento apical de quatro técnicas diferentes de obturação em dentes preparados para receber um pino. Quarenta raízes radiculares de caninos humanos tiveram seus canais radiculares instrumentados por limas rotatórias de niti, e divididas em 4 grupos