Temas Transversais
Marcela Felício Ribeiro
Laudicéa Nunes de Moraes
Claudia dos Santos Nunes
Katia da Silva
Prof. Rhubia Bertolini Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0668) – Temas Transversais
05/11/2013
RESUMO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos no ensino fundamental a formação de alunos que sejam capazes, entre outros pontos, de compreensão de cidadania, conhecimento de características do país em que vivem – com valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural -, conhecer e cuidar do próprio corpo e questionar a realidade com a formulação de problemas e resolução dos mesmos. Os Temas Transversais são ferramentas essenciais para que o educador alcance esses objetivos e esse artigo trata de buscar informações sobre essa prática educacional que, voltada para a compreensão da realidade social, propicia conhecimento sobre as responsabilidades da vida pessoal, coletiva e ambiental. Na análise efetuada em diversos documentos oficiais e outros artigos e publicações, inserimos o conhecimento adquirido outrora, buscamos confrontar informações e concluímos o trabalho proposto com essa verdadeira compilação de saberes e instruções, concordando que Temas Transversais são recursos indispensáveis nessa linda arte que é lecionar.
Palavras chave: Temas Transversais. Conhecimento. Pesquisa.
1 INTRODUÇÃO
A educação brasileira passou por uma modernização e vem seguindo novas regulamentações legais. Entre os anos de 1996 e 1998 o Ministério da
Educação elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que, vinculados à nova LDB (Lei de Diretrizes de Base) – 9.394, visam estabelecer diretrizes para o currículo do ensino fundamental e servir como referência regulatória nacional nas ações de aprendizagem ou política de educação.
Embora a elaboração dos parâmetros ocorreu entre os anos de 1995/96, um período de dois anos se fez necessário para avaliação de versões preliminares.
Os Temas Transversais