EFICIENCIA E EFICACIA
JULIA GENTIL DOS SANTOS
1° SECRETARIADO
EFICIENCIA E EFICACIA
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA ADMINISTRAÇÃO
Nas organizações as pessoas são responsáveis por atingir objetivos e realizá-los e consequentemente saber a maneira de como utilizar os recursos.
Eficiência e Eficácia são importantes critérios usados para a mensuração e avaliação do desempenho das organizações e também de seus administradores.
Segundo Maximiano (2000), a eficiência é determinante da eficácia: se houver recursos disponíveis, e for utilizada corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos aumenta. A eficácia, porém, depende ainda da escolha dos objetivos corretos, o que, por sua vez depende da compreensão do ambiente e de sua evolução.
Abaixo algumas definições:
Eficiência: se trata da forma de como fazer as coisas no tempo devido sem erros e utilizar somente o necessário dos recursos, por isso podemos dizer que o antônimo de eficiência é o desperdício de recursos.
Eficiência =
(+) Resultados alcançados
____________________
(-) Recursos utilizados
Eficácia: É a comparação entre o que se pretendia fazer e o que definitivamente conseguiu fazer, atingir o objetivo proposto, alcança metas, acerta o alvo. É de fazer a coisa certa na hora certa.
Eficácia =
(+) Resultados (realizados)
___________________
Objetivos (pretendidos)
Exemplo:
Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e incomparáveis, os jogadores driblam desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando, mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).