Retentores e Conectores
por: Elenilda E. T. Nishilokukado, 10; Ligia P. Castanharo, 21 e Maria Izabel F Barreto, 22.
As Próteses Parciais Removíveis se caracterizam por apresentarem a possibilidade de serem removidas e recolocadas na boca sem sofrerem danos ou causarem problemas aos dentes pilares. Quando instaladas na boca devem apresentar dispositivos mecânicos que não permitam o seu deslocamento no sentido gengivo-oclusal, decorrente da aplicação de forças mastigatórias ou habituais do paciente.
Os Retentores e Conectores são dispositivos que fundamentalmente, constituem o sistema mêcanico de retenção das próteses e secundariamente fazem parte do sistema mêcanico de estabilização.
RETENTORES: também denomonados de “Grampo”, tem como função a retenção da prótese na sua posição de assentamento, impedindo que apresente movimento no sentido gengivo-oclusal, quando o paciente utiliza funcionalmente, OU SEJA, DURANTE A MASTIGAÇÃO. Secundáriamente, estabilizam a prótese impedindo que execute movimentos de báscula em qualquer direção e sentido que não o gêngivo-oclusal. Na funçao de reter e estabilizar a prótese, sem prejudicar os dentes pilares, se faz necessário um planejamento correto de grampos. Nesse aspecto, visualiza-se a necessidade de serem programados dois grampos antagônicos, geralmente um poR vestibular e outro por lingual, de modo que apresentem uma contraposição de forças e se anulem reciprocamente, quer estáticamente quando a prótese estiver instalada na boca, quer dinamicamente, durante a colocação e retirada da prótese da boca. Ambos os grampos podem ter a função de retenção e apresentarem uma reciprocidade estabilizadora sobre o dente pilar ou, o que é mais frequente, um grampo atuar com função de retenção e outro com função estabilizadora. Portanto, Grampo de Retenção ou Retentivos, são grampos , diretamente, responsáveispela retenção e, indiretamente,