385 1445 1 PB
Retentores Intra-radiculares: Revisão de Literatura1
Intra-radicular Retentor: a Literature Review
Linéia Tavares Teófilo*
Ricardo Alexandre Zavanelli**
Kelen Vieira de Queiroz***
Teófilo LT, Zavanelli RA, Queiroz KV de. Retentores intra-radiculares: revisão de literatura. PCL 2005; 7(36):183-93.
Dentes tratados endodonticamente e com grande destruição coronária, freqüentemente, necessitam de retentores intra-radiculares para promover retenção à futura restauração. Para o sucesso clínico do tratamento, uma série de requisitos biomecânicos são necessários, a fim de garantir a longevidade da restauração e maior sobrevida do dente. Estes fatores envolvem o comprimento, diâmetro, forma dos retentores, quantidade de estrutura dental remanescente, agente de cimentação e o efeito final que as coroas têm na distribuição de força à raiz do dente.
Este trabalho relata, com base em revisões sistemáticas e estudos clínicos publicados, uma avaliação crítica dos vários fatores que podem influenciar no prognóstico do dente que recebe um retentor intra-radicular. O objetivo é de estabelecer parâmetros clínicos que possam orientar as decisões do profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Retentor intra-radicular; Dente não vital; Prótese parcial fixa.
INTRODUÇÃO E PROPOSIÇÃO
A perda de estrutura dentária devido a lesões cariosas, traumatismos dentários, procedimentos restauradores anteriores, somado ao desgaste adicional devido a procedimentos endodônticos, resulta em perda de suporte dentário. O tipo de restauração a ser confeccionada em dentes tratados endodonticamente dependerá do grau de destruição da coroa, do dente envolvido, do suporte ósseo, do tipo de prótese e dos tipos de forças às quais esses dentes serão submetidos. O preparo de um dente para acomodar um retentor intra-radicular requer a remoção de estrutura dental adicional, o que, provavelmente, enfraquece o dente (Mezzomo, 2002). A quantidade de estrutura dentária remanescente está diretamente relacionada com a