Retentores
Técnico em Mecânica
Retentores, Vedações, Juntas, Anéis "O"ring
Douglas Perez
João Pedro Chaves
Kaio Pinheiro
Itu
2014SUMÁRIO
1 RETENTORES
Sempre instale os retentores com as gravações em sua face voltadas para fora.
Todo eixo deve ser chanfrado ou ter seus cantos arredondados. Isto evita que o retentor tenha o seu lábio de vedação danificado. É muito importante proteger o lábio de vedação de todas as possíveis superfícies perigosas, tais como cantos vivos, roscas, entalhados, chavetas...
Quando o retentor tiver que passar por um entalhado ou um rasgo de chaveta, é necessário usar uma proteção. Use fita adesiva (durex largo) para proteger o lábio do retentor destas irregularidades.
Observe se o eixo apresenta depósitos, oxidação, amassados, rebarbas ou outros defeitos que possam prejudicar o lábio de vedação.
Cuidado para não instalar o retentor inclinado.
Não lixar o eixo.
Lubrificar sempre o lábio de vedação com óleo ou graxa, evitando assim que o retentor trabalhe a seco nos instantes iniciais.
O dispositivo de montagem deve se apoiar o mais perto possível do diâmetro externo, caso contrário poderá danificar a carcaça do retentor.
Não bata com martelo no retentor. Use um dispositivo intermediário.
Sempre que desmontar qualquer conjunto (câmbio, motor, caixa de direção, etc.), deve-se substituir o retentor mesmo não apresentando vazamento.
Deve-se ficar atento ao estado do eixo e alojamento (desgaste, machucados, rebarbas, etc.).
Não fazer uso de cola. O retentor já é construído de tal forma, que seu diâmetro externo já vem na medida a fim de se obter uma boa fixação e vedação estática.
Evitar lavar a moto com jato de água forte o que "empurra" a sujeira, água e sabão para dentro de onde os retentores deveriam estar protegendo, mas não são projetados para resistir a pressões vindas de fora. Muitas vezes, o sabão (possui soda cáustica) ou