corta mato
Ana Dulce Félix ( Azurém, Guimarães, 23 de outubro de 1982)
É uma atleta portuguesa de fundo e corta-mato.
Modalidade: 10000 metros, Maratona e corta-mato
Peso: 52kg; Altura: 1,63 m
Site oficial: http://www.dulcefelix.com/
Trabalho realizado por: Pedro Jaques Nº17
12ºN
Em 2012, sagrou-se campeã da Europa na disciplina de 10000 metros, em Helsínquia. No seu currículo, conta ainda com os títulos por equipas de campeã europeia de corta-mato, em Dublin 2009 e uma medalha de bronze nos Mundiais da mesma modalidade. Individualmente, ganhou a medalha de bronze e a medalha de prata nos Europeus de corta-mato, 2010 e 2011. Recordista nacional da meia-maratona, representa atualmente o Sport Lisboa e Benfica.
Ana Dulce Félix começou a treinar atletismo com 12 anos, num clube da sua terra local, o ACR Conde. Só começou a levar a sério a atividade, com a transferência para o Vizela em 1999. A jovem vimaranense tinha de conciliar a prática do desporto com o seu trabalho, o que acabou por prejudicar os seus desempenhos desportivos. Na altura em que se transferiu para o SC Braga, em 2007 tinha um emprego na fábrica de confeções da J. F. Almeida, em São Martinho do Conde, o que a obrigava a acordar de madrugada para treinar, trabalhar 8 horas de pé e depois voltar aos treinos ao final da tarde.
Prémios
Pódio nos Europeus de corta-mato
Ao serviço do seu clube, o SC Braga, conquista os títulos nacionais de corta-mato e 5000 metros, em 2010. Nesse ano, em Albufeira, obteve a sua primeira medalha internacional como individual, nos campeonatos da Europa de corta-mato. Ana Dulce Félix garantiu a medalha de bronze, com o tempo de 26,59 minutos, numa prova que foi vencida por Jéssica Augusto. Ainda assim, ficou um sabor amargo para a atleta de Guimarães, que se deixou ultrapassar perto da meta, pela turca Binnaz Uslu. A participação no Europeu de Barcelona não correu tão bem, com o 9º lugar conseguido na final dos 10000