Resumo - A formação do educador
A Prática docente
A profissão docente deve começar pelos cuidados co a formação do professor. Destacamos três aspectos na formação do professor:
Qualificação: o professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensaveis para o ensino de un contéudo espeçífico;
Formação pedagogica: a aividade educativa supera os níveis de senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que vise a transformar a realidade;
Formação ética e polítiva: o professor educa a parti de valores, tendo em vistaa construção de um mundo melhor.
Primeiro aspecto, busca-se garantir a competência do professor por meio do domínio do conteúdo dentro da área escolhida - alfabetização, história, geografia, matemática etc.
Segundo aspecto nos mostra que não basta ser bem informado. É fundamental selecionar o conteúdo a partir dos objetivos concebidos de atemão, visando a garantir a eficácia da ação.
Terceiro aspecto dis respeito ao fato de que os professores desenvolve um trabalho intelectual transformador: ele não só quer mudar o comportamento do aluno, como também educa para um mundo melhor - social, econõmico e político.
A formação ética e política do professor permitíra a melhor compreensão a respeito do que é relevante na aprendizagem, a fim de evitar o enciclopedismo, o academicismo, o tecnicismo ou a manipulação do educando.
A Profissionalização do professor: um pouco de história
O professor é um profissional e , como tal, além de boa formação, ter garantidas condições mínimas para um trabalho docente: materiais adequados, reuniões pedagógicas, atualização permanente,plano de carreira, além de salários mais dignos. Essas modificações não dependem dos indivíduos isolados, mas só serão possíveis se os professores tomarem consciências políticas de sua situação e estiverem dispostos a se mobilizar como corpo coletivo, sempre que necessário.
Embora sejam importantes as instituições voltadas para a formação de professores e padagogos, a história