Estruturas Tensionadas
Relato Histórico
Há relatos de caçadores nômades, na pré história, que utilizavam tendas tensionadas para abrigo e proteção, feitas com pele de animal e troncos de árvores.
As black-tents são usadas até os dias atuais em regiões do Oriente Médio e África.
Na Roma antiga as tensoestruturas eram usadas em anfiteatros, tendas militares chamadas de “papilio”, nesta época as estruturas já eram formadas por vigas e cabos tencionados.
A Revolução Industrial levou ao avanço tecnológico e produção de mantas estruturais e cabos. Demanda para grandes eventos de entretenimento popular como os Circos.
O engenheiro e arquiteto Frei Otto projeta, em 1955, o Pavilhão de Música de
Kessel, na Alemanha. Ele foi o grande responsável pelo estudo de cabos e membranas de maneira experimental e em 1957 criou o Centro de
Desenvolvimento de Construções Leve em Berlim.
Em 1964, foi fundado o Instituto de Estruturas Leves na Universidade de Stuttgart e a partir deste momento os estudos começaram a ser baseados em modelos físicos e não mais experimentais.
Tendas em Cabanas, Pré História
As cabanas pré-históricas são sistemas antigos e que possuem relatos de utilização com mais de 2 mil anos.
Processo Projetivo
No processo projetivo inclui-se a escolha da superfície geométrica, a resposta aos carregamentos e a determinação dos padrões de corte que constitui o ponto chave no sucesso do projeto. A escolha do material utilizado como membrana é de grande importância para a estrutura que é sustentada por cordoalhas de aço, estruturas de suporte, ancoragem e sustentação.
Fig. 02 – Intenção arquitetônica do projeto.
A membrana deve possuir comportamento contínuo.
Composta de 3 elementos principalmente o Membranas
Sempre flexíveis
o
Cabos de borda
o
Estruturas Metálicas
As membranas e os cabos devem
assumir formas específicas para equilibrar