Inspeção escolar
ESTELA MARIS ALVES
LUDICIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
IPATINGA, MG
Julho 2012
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM
ESTELA MARIS ALVES
LUDICIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Artigo Científico Apresentado à Universidade Cândido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Inspeção Escolar e Práticas de Supervisão.
São Pedro do Suaçuí
Julho 2012
LUDICIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Estela Maris Alves¹
RESUMO
A ludicidade pensada no sentido de sistematizar conhecimentos teóricos e práticos centrais para a utilização do lúdico como recurso pedagógico pelos professores educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como ponto principal o entendimento sobre as necessidades e interesses do educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem e a abordagem sobre o lúdico na educação está fundamentada em concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área educacional, enfocando jogos, o papel do educador e a organização dos espaços e materiais. Tratando de questões relativas ao desenvolvimento infantil a partir da ação lúdica da criança, na tentativa de explicar a prática como expressão da teoria.
Palavras-Chave: Ludicidade. Necessidades do Educando. Jogos. Papel do Educador.
INTRODUÇÃO
Entre as questões que mobilizam os educadores, encontra-se a organização de propostas para a formação profissional fundadas na estreita articulação entre teoria e prática. Pesquisas têm apontado que, atualmente, há uma constante necessidade de a escola trabalhar conteúdos programáticos