Internet Por celular
As tecnologias de computação móvel encontram-se em franca evolução, parecem destinadas a se transformar no novo paradigma dominante da computação atual e, provavelmente, das gerações futuras. No Brasil, são mais de cem milhões de usuários de aparelhos celulares, ao passo que 22 milhões de pessoas que possuem acesso a computadores e Internet. Um dos principais responsáveis pela disseminação e uso de aparelhos celulares é o baixo custo dos aparelhos e dos serviços de telefonia móvel em comparação aos valores dos computadores e serviços de acesso à internet. Nos últimos anos os celulares tiveram uma redução significativa de preço, ao passo que os preços dos computadores não acompanharam esta redução, mesmo considerando os valores atuais dos computadores de baixo custo no Brasil.
1. Serviço de telefonia móvel no Brasil
1.1. Serviço Móvel Pessoal (SMP)
O Brasil apresentava em 2008, segundo o UIT, uma penetração de 78,6 linhas móveis para cada 100 habitantes, inferior a países como Japão (86,8) e EUA (86,7). Dados de janeiro de 2011 disponibilizados pela ANATEL mostram que o Brasil já ultrapassou países como Nova Zelândia e Austrália em termos de penetração de telefonia móvel. O Brasil possui 105,7 acessos para cada 100 habitantes enquanto que Nova Zelândia e Austrália possuem, respectivamente, 105 e 102,6 acessos para cada 100 habitantes.
2. Acesso à Internet no Brasil
2.1. Penetração da Internet no Brasil
Segundo dados do Comitê Gesto de Internet no Brasil (CGI.br) no ano de 2009 um terço dos domicílios brasileiros tinha computador e um quarto tinha acesso à internet. Existiam aproximadamente 5 milhões de domicílios com computador e sem acesso à internet. Para esse estudo foi considerado um universo de 13,5 milhões de domicílios com acesso à internet, incluindo modem 3G.
2.2. Acesso à Internet Via Celular no Brasil
De acordo com um estudo realizado em janeiro de 2014, F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Instituto