Gastrologia
Curso de Nutrição
Disciplina de Terapia Nutricional e Fisiopatologia na Prática Clínica e Cirúrgica I
Estudo Dirigido – Gastro
Material de apoio, como sugestão: Tratado de Medicina Interna - Cecil
1) Caracterize SIC.
A síndrome do intestino curto envolve a ressecção cirúrgica de uma parte do intestino delgado comprometendo a superfície de absorção e resultando em má absorção (especialmente se a remoção foi superior a 50% do intestino delgado) ou por bypass cirúrgico. A gravidade da má-absorção depende do local e extensão da ressecção, capacidade de adaptação do intestino e funcionamento do intestino residual. Poderá ocorrer desnutrição por causa da má digestão, má absorção, diarreia e esteatorreia.
Nos casos em que restaram menos de 100cm de jejuno, o cólon assume um papel importante na recuperação calórica e na reabsorção de líquidos. Carboidratos mal absorvidos são digeridos por bactérias colônicas até ácidos graxos de cadeia curta, que são absorvidos no colón. Pode-se evitar a nutrição parenteral com uma dieta rica em carboidratos complexos, com solução de reidratação oral e um agente inibidor da motilidade.
2) Como se dá o tratamento em pacientes com SIC?
Há necessidade de uma intervenção nutricional imediata e agressiva, para que sejam resolvidas as deficiências nutricionais e o paciente recupere a saúde. A alimentação oral imediata depois da cirurgia colorretal é prática segura. A adaptação do intestino leva cerca de 1 ano; o uso de hormônio do crescimento, fator 1 de crescimento insulina-símile (IGF 1) e glutamina pode ajudar a melhor esse processo.
Deve-se considerar o transplante de intestino delgado em indivíduos que necessitam de nutrição parenteral para sobreviver e que, subsequentemente, desenvolvam doença hepática ou problemas de acesso venoso.
3) Quais as principais características da doença celíaca?
Doença celíaca, também chamada espru celíaco e enteropatia sensível ao