O método de Descartes
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA ALEMÃ
DISCIPLINA: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS.
PROFESSOR: CLAUDIO FLORES
O MÉTODO DE DESCARTES ALUNOS: KARLA ANNE LUCAS SANTANA MARCO PEIXOTO
ROGÉRIO DE OLIVEIRA
BELÉM, 08 DE MAIO DE 2012. O MÉTODO DE DESCARTES
René Descartes foi o filósofo francês que inaugurou a filosofia moderna.
Nascido no ano de 1596 em La Haye na França, proveniente de família nobre estudou letras desde sua infância, por achar que através destas poderia alcançar o conhecimento de tudo o que é útil para se viver bem. Porém, ao término de seu curso mudou radicalmente de opinião, pois quanto mais estudava mais se encontrava envolto em dúvidas, que mostravam que o método escolástico não o levara a nenhum conhecimento verdadeiro, mas sim, mostraram o quão ignorante era, fato que culminou na produção, em 1637, de três resumos denominados: A dióptrica, Os meteoros e A geometria, sendo que o que recebeu mais ênfase foi seu prefácio que expõe o método inspirado nos conceitos das matemáticas: O Discurso do Método.
O Método Cartesiano
Descartes dizia que as matemáticas o agradavam, sobretudo por causa da certeza e evidência de seus raciocínios. Utilizando-se da dúvida cartesiana- a qual difere da dúvida cética, pois não duvida por duvidar, mas sim por buscar uma verdade que se possa provar de forma definitiva, indiscutível tal qual a matemática- decide rever todos os seus conceitos baseado apenas em reflexões pessoais e na leitura do “grande livro do mundo”.
Para Descartes, todo homem é provido de razão, e que esta deve ser partilhada entre todos, com esse intuito escreveu O Discurso do Método em francês (linguagem vulgar), e não em latim (língua voltada para os estudiosos) como era comum na época. Nesta obra não caracteriza seu método como o único, apenas descreve a maneira