DESCARTES – Discurso do método
Referência bibliográfica:
DESCARTES – Discurso do método. Col. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural.
_____________________________________________________________________________________________________________
Objeto: Ele declara sua insatisfação e os caminhos que percorreu para solucionar seus questionamentos.
Objetivos:
1) Conta a história de sua vida pessoal , da metafísica , da física e do método científico.
2) Narra eventos passados em que um indivíduo relata sua reforma nos hábitos de racionalizar e perceber o universo físico.
Metodologia: Aborda a maneira de se obter, perante a vida, maiores conhecimentos. Descartes buscava na verdade, provar a existência de Deus através da ciência, através da razão. Para provar isso, este filósofo utilizou um método que vinha desenvolvendo há algum tempo, baseado em evidências, em idéias claras e distintas e em recusar-se a utilizar-se de qualquer coisa sem estar coberto de certeza. O livro está divido em seis partes. Na primeira parte encontra-se diversas considerações atinentes às ciências. Na segunda parte estão as principais regras do método.
Na terceira parte estão algumas das regras da Moral que tirou desse método. Na quarta parte estão as razões pelas quais prova a existência de Deus e da alma humana, que são o fundamento de sua metafísica. Na quinta parte está a ordem das questões de física que investigou. Na sexta parte a última do Discurso trata de vários assuntos.
Principais conceitos utilizados pelo autor:
Com tais preocupações procurou um método que, incluindo as vantagens da lógica, da geometria e da álgebra, evitasse, ao mesmo tempo, os seus inconvenientes. Formula, então, as famosas quatro regras fundamentais, que deverão desdobrar-se e multiplicar-se nas Regras para a direção do Engenho.
Primeira regra, nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, de evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar