Discurso do método-Déscartes
Discurso do Método – Descartes
Primeira Parte
DESCARTES, R. Discurso do Método, 3ª edição, São Paulo: Martins, 2001.
Descartes preocupou-se fundamentalmente em construir um modo para que pudéssemos chegar a um conhecimento seguro. Esse modo é a dúvida, o seu método, o caminho. Pode ser vista como uma sistemática reflexão sobre seu tempo através de uma tomada de posição específica frente a uma crise que, a partir de seu posicionamento, inaugurou uma nova epistemologia e uma nova maneira de olhar a realidade.
O Autor
René Descartes (1596 - 1650) foi um matemático, físico e filósofo francês. Consagrou-se sobre tudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, foi conhecido também por seu conhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - cominando a formação da geometria analítica e o sistema de coordenadas conhecido pelo seu nome.
Descartes é titulado como ''o fundador da filosofia moderna'' e o ''pai da matemática moderna''; inspirou vários pensadores posteriores a ele, assim, especialistas afirmam que, a partir dele, inicia-se o racionalismo da idade moderna.
Descartes para sua época era revolucionário, em uma sociedade feudalista, em que a igreja se encontra como a mantedora e geradora de estrutura social, a tradição de ''produção de conhecimento'' não existia.
René viajou muito em sua exploração pelo mundo e pode perceber que haviam varias sociedades diferente, e em muitas delas a um disparato de culturas que fazia com que o certo para algumas tornasse errado para outras e vice-versa.
Resumo da obra
Primeiramente Descartes ,em seu discurso, trata da apresentação de temas como a filosofia, matemática, suas impressões de mundo, virtudes e estudos em geral. Seu intuito não está em ensinar como se chegar as conclusões expostas no discurso, mas sim, mostra apenas como ele as encontrou. Descarte descreve como foi sua educação e também como é sua visão a respeito do ensino de línguas, da