René Descartes, Discurso do método
Disciplina: Fundamentos do conhecimento científico
Docente: Simone Contente
Discente: Mainara Rodrigues Gonçalves
Discurso do método Rene Descartes é considerado por vezes o pai da filosofia moderna, em seu livro intitulado de “discurso do método” discorre sobre temas como o bom senso e a razão. Para ele “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que tem” (DESCARTES, René, 1991, pag. 1). Segundo Descartes “a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas” (DESCARTES, René, 1991, pag. 1). É através da razão e do senso que nos diferenciamos dos animais, pois é através deste método que nos tornamos seres pensantes e capazes de compreender o mundo em que vivemos.
Descartes em sua obra relata que logo cedo foi inserido no meio acadêmico de modo que ao conseguir compreender as letras relata “Mas, logo que terminei todo esse curso de estudos, ao cabo do qual se costuma ser recebido na classe dos doutos, mudei inteiramente de opinião. Pois me achava enleado em tantas dúvidas e erros, que me parecia não haver obtido outro proveito, procurando instruir-me, se não o de ter descoberto cada vez mais a minha ignorância”. (DESCARTES, René, 1991, pag.2). Fazendo referência ao filósofo Platão e sua célebre frase: “Tudo que sei é que nada sei”.
Tido ao hábito de viajar, Descartes considera tal ato tão importante como o de conversar entre os séculos “É bom saber algo dos costumes de diversos povos, a fim de que julguemos os nossos mais sãmente e não pensemos que tudo quanto é contra os nossos modos é ridículo e contrário a razão, como soem proceder os que nada viram” (DESCARTES, René, 1991, pag. 3).
Depois