ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
ETAPA 01 - ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL.........................................04 A 10
ETAPA 02 – TÉCNICAS DE ANÁLISES POR ÍNDICES....................................11 A 18
ETAPA 03 – MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA........18 A 21
ETAPA 04 – CICLO OPERACIONAL E FLUXO DE CAIXA.............................22 A 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................27
REFERÊNCIAS..................................................................................................................28
INTRODUÇÃO
Apresento nesta ATPS de ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS aquilo que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir de diversas técnicas que nos permitem avaliar uma empresa, principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa, a sua real permanência em lucratividade e longevidade no mercado.
Observaremos também que a junção das mais variadas técnicas nos permite avaliar com maior precisão o que de fato pode se tomar como medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo uma maior precisão dos fatos.
ETAPA 01 - ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL
Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal é comparar valores de certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento. A análise vertical nos ajuda na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE.
Análise das possíveis causas das variações
Vendas
Pudemos observar que a Receita Operacional Líquida consolidada