Estrutura e analise das demostrações financeiras Etapa 1
Estrutura das Demonstrações Financeiras.
Estrutura do Ativo
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui e é dividido em três grupos: Circulante: Ativos que a empresa receberá no prazo máximo de um ano. Realizável a longo prazo: Ativos que serão recebidos após um ano. Permanente: Ativos de uso e utilização da empresa que a principio não estão à venda. Para analisarmos o ativo, devemos observar a quantidade de recursos de curto prazo e de longo prazo. O mais importante para a saúde da empresa é o de curto prazo, pois proporciona maior liquidez, o que significa que esse ativo se transformará em dinheiro mais rapidamente.
Estrutura do Passivo
O passivo é composto pelas dívidas e obrigações que a empresa possui e também é dividido em três grupos: Circulante: Dívidas que a empresa deve pagar no prazo máximo de um ano. Exigível a longo prazo: Dívidas que a empresa deve pagar a partir de um ano. Patrimônio líquido: Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso. As fontes que financiam a empresa podem ser recursos de terceiros ou recursos próprios. Os recursos de terceiros são de fontes que não tem vinculo societário com a empresa, o que representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recurso de terceiros do que com seus próprios recursos.
Estrutura das Demonstrações de Resultado
A demonstração de resultado mostra se a empresa obteve lucro ou prejuízo, somando-se as receitas e subtraindo-se as despesas ou custos.
Capital de Giro
É o ativo circulante. É com esses recursos que a empresa irá manter a liquidez, pois com este recurso fará o pagamento de dívidas e dessa forma terá mais crédito, mantendo assim o fluxo de capital de terceiros.
Tipos de Balanço
Legislação Societária
As empresas devem apresentar seus balanços com os valores nominais a cada período do ano, sendo assim as diferenças de valores serão mais causadas