Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009
O Conceito de Aldeia Global de Mc Luhan Aplicado ao Webjornalismo1
Juliana Diógenes de Araújo LIMA2
Ismar Capistrano Costa FILHO3
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
RESUMO
O presente artigo associa o conceito de aldeia global, desenvolvido por Marshall
McLuhan, ao de cibercultura, bem como busca sua relação com a mais recente atividade jornalística, o webjornalismo. Promove uma discussão acerca das características do jornalismo adaptado a um novo meio. Busca analisar de que maneira o jornalismo na web pode ser definido como decisiva ferramenta para a cada vez mais evidente difusão globalizada da informação, o que retomaria a teoria de McLuhan, a respeito da aldeia global e de suas consequências, e a elevaria ao patamar de análises sócio-culturais num contexto atual. O presente artigo se preocupa em também promover uma reflexão acerca do uso das novas tecnologias, especialmente a internet, e suas implicações socioculturais. Além disso, disserta acerca da credibilidade dos meios de comunicação na internet e expõe a questão da exclusão digital – realidade à qual o Brasil, como país periférico, sofre.
PALAVRAS-CHAVE: aldeia global; webjornalismo; cibercultura.
INTRODUÇÃO
Aclamado por uns, criticado por outros, seja qual for o posicionamento, é impossível não reconhecer a importância do conceito de aldeia global introduzido nas teorias da comunicação por Marshall McLuhan. Em tempos de era digital, esse conceito nunca foi tão atual e, no entanto, dada à distância da época em que surgiu, ele recebe mais um caráter profético do que propriamente contemporâneo.
Segundo esse conceito, McLuhan defende que a partir do advento e do desenvolvimento tecnológico dos novos meios de comunicação (como a TV e o telefone, por exemplo), o mundo se interligaria completamente,