Atps de estrutura e analise das demostrações financeiras
Aula Tema: Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
Etapa Nº 1 – Passo 1 e 2
• Estrutura do Ativo
Definimos Ativos como a representação de bens e direitos que uma empresa possui, sendo separado por três grupos que são eles: Ativo Circulante, caracterizado pelo que a empresa tem a receber no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço; Ativo Realizável Longo Prazo, caracterizado pelo prazo de mais de 1 ano para a empresa receber ou realizar e o Ativo Permanente , que é aquele que possui a realização mais lenta e tardia. A definição dos Ativos mostra que o prazo de cada um deles difere um do outro sendo a realização de ambos uma transformação em dinheiro, quando são feitas aplicações em compras, por exemplo. Podemos dizer que o Balanço é o demonstrativo de quanto à empresa utilizou para aumentar os seus ativos, sendo o apontador de tempo e quantidade da transformação em dinheiro, ou seja, dos Ativos, observando os recursos de curto prazo e de longo prazo. O Ativo considerado de maior importância é o de curto prazo, pois possui maior liquidez e garante o pagamento das despesas em geral, o Ativo imobilizado expõe apenas o volume de recursos que fica mais tempo dentro de uma empresa.
• Estrutura do Passivo
Definimos Passivos como a representação das dividas e obrigações dentro de uma empresa, sendo separado também por três grupos que diferem seus prazos de pagamentos e se dividindo também em Recursos de Terceiros e Recursos Próprios, sua separação está em: Passivo Circulante, assim como o Ativo, possui o prazo máximo de 1 ano para a empresa pagar suas dividas a partir da data do Balanço, tendo como principais contas os fornecedores, salários e encargos, impostos entre outros; Passivo Exigível a Longo Prazo, caracterizado pelas dividas que a empresa tem que pagar a partir de 1