Resenha - discurso do método (rené descartes)
CAMILO SANTOS FERREIRA
MATHEUS DA SILVA BARRETO
RESENHA CRÍTICA
DISCURSO DO MÉTODO, DE RENÉ DESCARTES
ARACAJU - 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMILO SANTOS FERREIRA
MATHEUS DA SILVA BARRETO
RESENHA CRÍTICA
DISCURSO DO MÉTODO, DE RENÉ DESCARTES
Trabalho apresentado à disciplina
Metodologia e Comunicação
Científica, como requesito parcial, para conclusão do curso de Engenharia de Computação. Orientador: Professor Givaldo Almeida dos Santos
ARACAJU - 2013
RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO DISCURSO DO MÉTODO, DE RENÉ DESCARTES
René Descartes (1596 – 1650) foi um matemático, físico e filósofo francês. Também conhecido como “o fundador da filosofia moderna” e o "pai da matemática moderna", é considerado até os dias de hoje um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
Notabilizou-se na busca por um método que o permitisse obter mais conhecimento, este sendo apenas guiado pela razão. Nele Descartes procurou estabelecer uma forma para se adquirir um conhecimento seguro, algo irrefutável. Em 1637 foi publicado seu livro Discurso do Método, escrito em francês, o qual conta um pouco da historia de seu autor, mas principalmente apresenta suas notáveis descobertas.
O livro foi dividido em seis partes. Em uma breve introdução, segundo o autor explica a divisão e dá uma breve introdução do que será abordado em cada um dos capítulos.
A primeira parte começa com uma pequena discussão em relação à visão que as pessoas têm do seu próprio bom senso. Em seguida, nos é feita uma pequena apresentação da juventude de Descartes. Posteriormente de sua busca por conhecimento até a formação da base que daria início a formulação de seu método.
Na segunda parte, Descartes encontra-se na Alemanha, atraído pela guerra, e por lá permaneceu devido a chegada do inverno. Sem ter com quem conversar, por muito tempo ficou isolado, em um