Resenha Discurso sobre o Método
UFS
RESENHA
Discurso sobre Método (René Descartes)
Janeiro – 2013
Aracaju – SE
DESCARTES, René. Discurso Sobre Método. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2001. 71p.
O francês René Descartes é um dos mais renomados filósofos, sendo reconhecido também nas áreas de matemática e física. É considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental sendo uma figura chave da Revolução Científica. Hoje é considerado como “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”.
Usando de divisões para facilitar a leitura, Descartes divide os temas em seis partes, onde inicia com uma introdução do que esperar em cada uma delas, uma espécie de ideia central que as compõem.
A primeira parte de Discurso sobre Método de René Descartes inicia uma explicação de o que vem a ser bom senso e razão; logo após, Descartes faz uma introdução do que vem a apresentar nesta parte do livro que, ao contrário do que pode se pensar, não é ensinar um método ao qual todos devem seguir, mas contar uma história (ou fábula) que poderá ser seguida como exemplo ou não. A partir daí, Descartes dá um breve resumo de sua trajetória nos estudos e a importância destes para o seu desenvolvimento. Assim, após muito ter lido livros antigos que foram de muita importância para o seu aprendizado, Descartes se acha afastado de seu tempo, então, começa a explorar novos horizontes, vendo que conhecer o que as pessoas interpretam de determinado assunto pode ser tão importante quanto o conhecimento em si.
Na segunda parte, Descartes mostra os métodos que utilizou para ampliar os seus conhecimentos, como, por exemplo, deixar de lado aquilo que se tem por verdade e começar a duvidar de tudo para então poder fazer uma análise por si mesmo e chegar a conclusões que podem ser a confirmação daquela “verdade” ou chegar a um novo raciocínio; dividir um dado problema em partes tantas