Avaliação diagnostica
1° Ano do Ensino Médio
1- As mudanças climáticas no contexto dos conflitos do final do século XX devem ser entendidas como multiplicadoras de ameaças, capazes de exacerbar, iniciar tensões, tendências e instabilidades já existentes no sistema. O principal problema atual jaz na influência que as alterações climáticas podem trazer, ao ameaçarem sobrecarregar Estados e regiões em fragilidade e atrelados a conflitos.
Adaptado de: Sousa, R. M. Mudanças climáticas e segurança internacional. Revista electronica CEDIN, v. 4, 2011.
Sobre essas mudanças, marque, para as alternativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.
I - ( ) A construção de usinas hidrelétricas pela inundação de áreas de floresta diminui a emissão de gases estufa para a atmosfera.
II - ( ) O álcool é uma alternativa para a substituição da gasolina, pois sua queima libera quantidades menores de gás carbônico.
III - ( ) O gás carbônico é um óxido que acidifica levemente a água dos lagos e rios.
IV - ( ) Na queima do petróleo, além do CO2 emitido, encontramos o trióxido de enxofre SO3 e o dióxido de nitrogênio NO2, nocivos ao ambiente e à saúde.
A) V, F, V, V B) V, V, V, F C) V, V, F, V D) F, V, V, V E) NDA.
2- O modelo atômico proposto por Rutherford no início do século XX causou conflitos na comunidade científica da época, uma vez que não explicava os espectros atômicos e apresentava paradoxos com relação ao movimento do elétron em torno do núcleo, comprometendo a estabilidade atômica. Para resolver esse conflito, Bohr, em 1913, aprimorou o modelo de Rutherford, utilizando a teoria de Max Planck.
Sobre os modelos propostos por Rutherford e Bohr, marque, para as alternativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.
I - ( ) Para Bohr, os elétrons se movem ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas.
II - ( ) A interpretação da experiência sobre espalhamento