Comunicação e Expressão
1) As quatro principais mudanças ocorridas na Língua Portuguesa e como elas afetaram a vida dos brasileiros.
1 - Nosso alfabeto que anteriormente contava com 23 letras, passou, com o Novo Acordo Ortográfico a contar com 26 letras. Nele foram incluídos as letras "k", "w" e "y".
2 - O trema deixa de existir em nossa língua. Ele só será usado em nomes próprios e seus derivados.
3 - As regras na acentuação das palavras mudam conforme: ditongos abertos (ei, oi) deixam de ser acentuados em palavras "paroxítonas". Não podemos nos esquecer que ditongos abertos de palavras oxítonas, monossílabas e terminas em "eu" continuam com acentos. Os hiatos "ee(m)" e "oo(s)", não são mais acentuados. Não existe mais acento diferencial , exceto em algumas palavras como: pôde/pode; pôr (verbo)/ por (preposição). Permanecem o acento nas palavras que diferenciam o plural do singular dos verbos "ter" e "vir" e seus derivados. O acento circunflexo na palavras "fôrma" é facultativo.
A letra "u" nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de "g" ou "q" e antes de "e" ou "i" (gue, que, qui, gui). Exemplo: enxagúe/ enxague. Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas precedidos de ditongo. Exemplo: baiúca/ baiuca e saiínha / saiinha.
4 - O hífen deixa de existir em palavras formadas de prefixo terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas. Exemplos: ante-sala/antessala; anti-rugas/anterrugas.
Usa-se hífen diante de palavras começadas com "h". Exemplo: super-homem. Prefixos que termine com a mesma letra que se inicia a palavra seguinte. Exemplo: micro-ondas.
Prefixos "sub" e "sob" usa-se hífen antes de palavras iniciadas com "r". Exemplo: sub-reitor.
O novo Acordo Ortográfico, muda somente a língua escrita, não a língua falada. Devemos nos atentar para a forma de escrever e para isso precisamos compreender as novas regras.
Deixar os antigos costumes leva tempo, estamos