Funções do cérebro
O cérebro é o órgão mais complexo e também considerado o principal órgão do sistema nervoso central (SNC), pois é ele que comanda todas as ações voluntárias, conscientes e inconscientes desenvolvidas pelo indivíduo. O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas.
No lobo frontal acontece o planejamento de ações e movimentos e o pensamento abstrato. Nele está incluído o córtex motor que controla e coordena a motricidade voluntária e o córtex pré-frontal que executa a aprendizagem motora e os movimentos de precisão.
A decisão de quais sequências de movimento ativar e em que ordem, além de avaliar o resultado, é feito pelo córtex-frontal.
Temos ainda o Lobo occipital também conhecida como Lobo visual. Possuem várias subáreas que processam os dados visuais. Quando esta área sofre uma lesão provoca a impossibilidade de reconhecer objetos, palavras e até mesmo rostos de pessoas conhecidas ou de familiares. Esta deficiência é conhecida como agnosia.
O Lobo temporal tem a função principal de processar os estímulos auditivos.
O Lobo pariental tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. Por ser a área responsável em receber os estímulos obtidos com o ambiente exterior, representa todas as áreas do corpo humano. É a zona mais sensível, logo ocupa mais espaço do que a zona posterior, uma vez que tem mais dados a serem interpretados, captados pelos lábios, língua e garganta. A zona posterior é uma área secundária e analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela anterior, que é a zona primária, permitindo ao indivíduo se localizar no espaço, reconhecer objetos através do tato etc.
Através de muito estudo foi comprovada a existência das divisões das funções cerebrais, mas também nota-se a dependência entre elas pois se completam para que o indivíduo possa exercer todas as suas funções com precisão.