Nervos cranianos/ funções cérebro
Bulbo – Localizado embaixo do cérebro, possui a forma de um cone invertido. No bulbo a substância branca situa-se na parte externa e a cinzenta na interna. Têm como função retransmitir sinais entre o cérebro e a medula espinhal, além de controlar funções autonômicas para o corpo, como: respiração, circulação, digestão e excreção.
Ponte – A ponte transmite informações do bulbo e da medula até o córtex cerebral.
Mesencéfalo – O mesencéfalo está localizado entre a ponte e o cérebro. É responsável por coordenar informações referentes ao estado de contrações dos músculos e à postura. Está relacionado também com a visão, audição e ao movimento dos olhos.
Nervos Cranianos
I – Nervo Olfatório – Nervo sensitivo, com origem no bulbo olfatório, transmite impulsos relacionados ao olfato. O nervo olfatório está sujeito a diversos problemas, pois se encontra em uma área desprotegida e que recebe vários estímulos, o nariz, entre as doenças que atingem o nervo olfatório, podemos citar: traumas cranianos, rinites, sinusites, lesões cerebrais e doenças degenerativas. Traumatismos na parte frontal do cérebro podem levar a fratura do osso etmoide, esse osso mantém as terminações nervosas que separam o cérebro do nariz. A fratura do etmoide pode lesar o nervo e levar a anosmia ou hiposmia. Outras lesões na parte frontal do cérebro, como aneurismas ou tumores podem comprimir os nervos, levando à perda parcial ou total do olfato. Doenças como Alzheimer e Parkinson podem causar alterações no olfato, antes mesmo da instalação clínica da doença.
II – Nervo Óptico – Nervo sensitivo, sua origem se dá na retina, sua função é captar informações vindas dos bastonetes e dos cones da retina, que tem a capacidade de visualizar objetos através da luz