macanismo fisiologico
Questões em torno do cérebro: Como funciona? Como se desenvolve? Que sabemos sobre as funções desempenhada por diferentes partes do cérebro? De que forma o seu mau funcionamento afecta o nosso comportamento? De que modo certas substâncias afectam a nossa consciência?
Sistema Nervoso Central
O sistema nervoso é constituído por filamentos que se espalham ao longo do corpo e que se dirigem para o crânio. Estes filamentos são os nervos, a estrutura que se aloja no crânio é o cérebro e a que está no interior da coluna vertebral é a Espinal Medula.
As células constitutivas do sistema nervoso denominam-se neurónios ou neurones. Os neurónios são as unidades elementares do sistema nervoso, variando entre si de acordo com a sua função e localização. Existem três tipos fundamentais de neurónios: 1. Neurónios sensoriais (ou aferentes); 2. Neurónios motores (ou eferentes); 3. Neurónios de conexão. A comunicação nervosa consiste em transmitir mensagens de um grupo de neurónios a outro grupo. Dá-se o nome de impulso nervoso a estas mensagens que circulam entre neurónios. É através a sinapse- zona de interacção entre neurónios que as mensagens são transmitidas.
O sistema nervoso central divide-se em duas partes fundamentais: a Espinal Medula e o Cérebro.
Espinal Medula
Funções básicas: a) Recebe os estímulos dos orgãos receptores (ouvidos, olhos, etc) e envia-os para o cérebro; b) Conduz as mensagens do cérebro para os músculos e as glândulas; c) Coordena as actividades reflexas (respostas automáticas a certos estímulos).
Na Espinal Medula à semelhança do que acontece com o cérebro, é possível definir algumas localizações funcionais: a parte inferior coordena os movimentos inferiores do corpo e vice-versa. Quando a E.M. é lesionada ocorre uma paralesia motora e a perda de sensibilidade no corpo conforme a altura da lesão.
Cérebro
Funções básicas: recepção, tratamento de informações e tomada de decisões.
O cérebro é