ESTRTURA FISIO – ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
3293 palavras
14 páginas
ASS. INTERCONTINENTAL DE PSIC. CLÍNICA - AIPCPSICANÁLISE CLÍNICA
NEUROLOGIA
ESTRTURA FISIO – ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. por José Alves Santos
1654/PSI
RESUMO
Esse artigo tem como propósito descrever de forma geral como funciona o sistema nervoso central em sua estrututura fisio – anatômica. Inicia-se descrevendo a importância dos Neurônios como células fundamentais do sistema nervoso. Como funciona e seus prolongamentos. Destaca-se a importância da bainha de mielina – que protegem os Neurônios e viabilizam a comunicação de impulsos elétricos. Comenta-se sobre a importância dos neuros transmissores enfatizando a importância e a função de cada um deles. Analisa-se como se dá o mecanismo do processo de impulsos elétricos comandados pelo encéfalo e conduzidos pela Medula, ao mesmo tempo pontua-se como os refléxos periféricos são conduzidos ao encéfalo. Por fim destaca-se a importância do Tálamo e do Hipotálamo no controle das sensações e emoções.
Palavras – Chave: SNC – Neurônio - Acetilcolina – Dopamina – Adrenalina – Noroadrenalina – Serotonina – Gaba - Cérebro – Ponte – Bulbo – Cerebelo – Encéfalo – Tálamo – Hipotálamo.
1
ESTRUTURA FÍSIO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO
“Compreender a estrutura do Sistema Nervoso é de fundamental importância que permite ao indivídu-o ter uma vida interior criativa, e um relacionamento emotivo mais profundo com seu semelhante”
A estrutura fundamental do Sistema nervoso é composta por Neurônios (unidade fundamental do sistema Nervoso), - é uma célula característica do sistema nervoso. – Como funciona? Os neurônios são células que conduzem impulsos nervosos para todo o corpo através de seus prolongamentos denominados: “axônio e dentritos” fibras nervosas que partem do corpo celular dos neurônios. Para se viabilizar a passagem desses impulsos elétricos ao longo desses prolongamentos, se faz necessário que os neurônios sejam revestidos da bainha de mielina:
“A bainha de mielina protegem os Neurônios e viabilizam a