Enzimologia
Curso: Farmácia
Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações
Profa. Beatriz Simas Magalhães
Prova 2 Entrega dia 29/09/2011
Leia com atenção e dê respostas completas e não plagiadas. Respostas iguais entre grupos não serão pontuadas. Coloquei à disposição no meu FTP alguns artigos relevantes. Cite a literatura utilizada no final.
1) Analisar as funções industriais das seguintes enzimas: a) Celulases
Tais enzimas tiveram seu estudo iniciado a partir da segunda guerra mundial onde, buscava-se solucionar o problema da deterioração de materiais têxteis utilizados tais como fardas e barracas. Como resultado das pesquisas, uma linhagem, codificada como QM6a, de um fungo filamentoso, identificado posteriormente como Trichoderma viride, foi isolada e a esta foi atribuída a característica de excretar enzimas capazes de degradar celulose. Logo depois denominou-se a esse grupo de enzimas o nome de CELULASE.
As celulases são enzimas que possuem capacidade de romper as ligações glicosídicas de microfibrilas da celulose, resultando na liberação de oligossacarídeos, celobiose e glicose (DILLON, 2004). Essas enzimas hidrolíticas são utilizadas nas indústrias de alimentos, fármacos, cosméticos, detergentes e tecidos. Dentre suas aplicações nas indústrias têxteis, destacam-se a bioestonagem e o biopolimento por modificação das fibras celulolíticas, melhorando a qualidade do tecido (JURGEN, 2001).
O bagaço de cana-de-açúcar foi utilizado na produção de celulases como indutor por apresentar cerca de 50 % de celulose, 25 % de hemicelulose e 2,4 % de cinzas (PANDEY; SOCCOL, 1998).
O início do século XXI foi marcado por grandes investimentos na produção de celulases, especialmente focada para sua aplicação na obtenção de etanol combustível. Em 2000, o USDOE (United States Department of Energy) iniciou parcerias para acelerar o desenvolvimento tecnológico e tornar viável economicamente a produção de etanol a