Bndes finem
DEFINIÇÃO DO PRODUTO 2
QUANDO ELE É INDICADO 2
CLIENTES 3
ENCARGOS PARA OPERAÇÃO DIRETA 3
Taxa de Juros 3 Custo Financeiro 4 Remuneração do BNDES 4
ENCARGOS PARA OPERAÇÃO INDIRETA 4
Taxa de Juros 4 Custo Financeiro 4 Remuneração do BNDES 4
REMUNERAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDENCIADA 5
OUTROS ENCARGOS 5
GARANTIA 5
FORMA DE PAGAMENTO 6
FORMA DE LIBERAÇÃO 6
NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO 6
WEBGRAFIA 8
DEFINIÇÃO DO PRODUTO
O produto credenciado BNDES de Financiamento a Empreendimentos, FINEM, se destina a financiar valores superiores a R$ 10 milhões, condicionado à capacidade de pagamento da empresa. É realizado diretamente pelo BNDES ou através das instituições financeiras credenciadas.
O produto divide-se em Linhas de Financiamento, com objetivos e condições financeiras específicas, para melhor atender as demandas dos clientes devido ao porte e à atividade econômica.
Algumas linhas podem ter exceções e apoiar empreendimentos com valores menores ao citado.
No caso de operações cujos clientes sejam conjuntos de empresas ou cooperativas que atuem em Arranjos Produtivos Locais, não há valor mínimo de financiamento.
QUANDO ELE É INDICADO
O FINEM é indicado para a realização de projetos de implantação, expansão, recuperação e modernização de ativos fixos nos setores de indústria, comércio, prestação de serviços e agropecuária, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional.
As condições financeiras do BNDES FINEM variam conforme a linha de financiamento em que o beneficiário, setor ou investimento apoiado se encaixa.
Esta linha não se aplica a projetos de inovação; a projetos de internacionalização de empresas; e a projetos de importação, de produção ou de leasing de bens de capital no caso de uma MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas), neste caso a empresa deverá utilizar uma linhas aplicadas a um setor