Floresta Amazonica
Santa Cruz do Sul
Julho – 2012
Introdução
As florestas tropicais, representando o conjunto de ecorregiões, principalmente de cobertura florestal, entre os trópicos de câncer (hemisfério sul) e capricórnio (hemisfério norte), as florestas tropicais estão presentes na América do Sul e Central, na África, na Ásia e na Oceania. Estima-se que há dois mil anos as florestas tropicais ocupassem 12% da superfície terrestre. Já hoje, não passa de 70% da área original, cobrindo pouco mais de 9% da superfície do Planeta. A maior parte do desmatamento ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. A América Latina possui a maior parte de floresta tropical no mundo, com cerca de 7,5 milhões de km², sendo a Amazônia 90% deste território.
No Brasil, as florestas tropicais, denominação que engloba a Amazônia e parte da Mata Atlântica, cobrem metade do território nacional, e abrigam centenas de povos tradicionais. Ícone mundial da biodiversidade, onde está a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui ainda uma fantástica diversidade cultural. São responsáveis por inúmeros serviços ambientais, como proteção do solo e da água. O bioma amazônico regula o clima de quase toda a América do Sul. Essa importância vem sendo reconhecida pela lei e pela ciência, mas não na prática. Entre 2003 e 2004, foram derrubados 26 mil km² de floresta amazônica no Brasil, quase o território de Alagoas, a segunda maior marca da historia. O país tornou-se o maior desflorestador do mundo.
Depois disso, seguiram-se três anos de quedas nas taxas, tendo números menos absurdos em 2007, pois as ações do governo influenciaram na desaceleração dos desmates.
A questão é que em quarenta anos, a ganância, o oportunismo e o consumo fizeram com que destruíssemos 20% da Amazônia, e assim a ultima grande área natural do Mundo está sendo devorada por nós.
Este trabalho aborda diversos temas para aprofundamento do conhecimento