Floresta Amazonica
Situada na região norte da América do Sul, a Floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima) é uma floresta tropica e possui uma rica biodiversidade.
Fatores Bióticos
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. Para animais a grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte.
A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, nessa floresta vive uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Alguns registros e pesquisas revelam que na Floresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos.
A fauna é muito rica, onde a onça é o principal predador da floresta amazônica. Há também antas, caititus, primatas, capivaras, cervídeos, uma das maiores concentrações de aves do mundo, principalmente, araras, papagaios e aves de rapina, a fauna aquática apresenta uma grande variedade de peixes, mamíferos, jacarés, e ainda a mais extraordinária reunião de insetos do planeta. Acima das árvores, se encontram os macacos, os saguis, as jaguatiricas, os gatos-do-mato, lagartos, araras, papagaios, tucanos e muitos outros que se especializaram nesse habitat, acima do solo.
Com relação a anfíbios, apenas na Amazônia brasileira, já existem 163