Ruido
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
AUDIOLOGIA CLÍNICA
RUÍDOS OCUPACIONAIS: SEUS EFEITOS E SUAS LEIS
ELISABET DE AZEVEDO BARROS
RIO DE JANEIRO 1998
CEFAC
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
AUDIOLOGIA CLÍNICA
RUÍDOS OCUPACIONAIS OU NÃO, SEUS EFEITOS E SUAS LEIS
Monografia curso de
de
conclusão
do em
especialização
audiologia clínica. Orientadora: Mírian Goldenberg
ELISABET DE AZEVEDO BARROS
RIO DE JANEIRO 1998
RESUMO
O objetivo deste trabalho é provar não só aos trabalhadores, mas a elite encarregada da supervisão nesta área, a necessidade de uma transformação de mentalidade, de uma modernização no que até o momento é visto pelas pessoas que dão pouca importância a esta perda que ocorre lentamente e nem sempre notada no devido tempo. É abrir as portas para a pesquisa que anule, que substitui esses ruídos danosos que maltratam tanto a audição da população em geral, por outros menos intensos, mais filtrados, que a pesquisa continue, sempre e cada vez mais, pois esta é uma área grande, com poucos pesquisadores, diante da devastação que atinge o ser humano e muitas vezes, sem o seu conhecimento. Estamos ainda engatinhando, temos muito o que aprender. Mostrarei suas novas leis, anexos, CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) como ficam as obrigações do INSS, o que pode ainda ser feito, as controvérsias, as dúvidas, as opiniões tanto do empregador, quanto do empregado, demonstrando com isso a consciência cada vez maior ante o problema da perda auditiva induzida por ruído (PAIR).
Dedico este trabalho a meu pai, que não se encontra mais entre nós, o qual sempre acreditou em mim; e que se sentiria muito envaidecido se aqui estivesse.
AGRADECIMENTOS
Agradeço com alegria ao meu marido, aos meus filhos queridos e genro: André , Patrícia, José Daniel e a minha mãe, que me proporcionaram um ambiente tranqüilo, repleto de amor, apoio, compreensão, pelas horas que não pude estar junto, pesquisando este trabalho.
Aos