Resumo TGA
As organizações controlam, planejam, dirigem e executam atividades relacionadas à produção de bens e serviços que por sua vez é constituída de pessoas e recursos não humanos (recursos físicos e materiais financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.
As organizações podem ser lucrativas (empresas) ou sem fins lucrativos (exercito igreja, serviços públicos etc.).
A administração das organizações em geral é responsável pela estruturação e controle das variadas atividades dentro das organizações.
A TGA é o estudo da Administração das organizações.
Para Katz, para se tornar um administrador bem sucedido é necessário adquirir três habilidades: técnicas, humanas e conceituais.
Habilidades Técnicas consiste no desenvolvimento de técnicas para melhor execução das atividades propostas, seja em qualquer área de atuação.
Habilidade humana está diretamente relacionada com a interação com pessoas e grupal. A forma de liderar, instruir e organizar o grupo.
Habilidade Conceitual consiste na visão sistêmica da organização, ou seja, dela como um todo. Resolver problemas encontrados em setor sem prejudicar os outros usando os conhecimentos, conceitos, de uma visão geral.
O administrador necessita desenvolver três competências duráveis para complementar as habilidades: Conhecimento (Conceitos adquiridos através de leitura, ideias, experiência), Perspectiva (praticar todo conhecimento adquirido) e Atitude (A ousadia, o comportamento, a forma de colocar o conhecimento em pratica, encarar os Problemas assumindo os riscos).
Para Henry Mintzberg existem dez papeis específicos do administrador divido em três categorias: Interpessoal, informacional e decisória. Interpessoal está relacionado às habilidades humanas; que tem como papeis a representação, liderança e ligação. Informal é a interação do administrador com tudo a sua volta, está relacionado aos papeis de monitoração, disseminação e porta voz. Decisória nada forma em que o administrador